quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Dia Nacional do Livro


Dia 29 de outubro comemoramos, aqui no Brasil, o dia nacional do livro. Acho que todos que participam da educação das crianças, dentro da escola, indiferente do cargo que ocupam, devem estimular a leitura, pois ela abre as portas para o conhecimento entrar. Seu imaginário se transforma em um "mundinho" encantador onde todos os problemas existentes se anulam ao se transportarem para dentro de um livro. Estimulando-os ao seu encantarem com o mundo da leitura os pequenos além de aumentarem sua criatividade melhoram seu rendimento dentro da sala de aula.


Por isso trago algumas dicas para trabalhar este tema tão amplo e importante.

Livro Secreto: Celina conseguiu o que muitos gostariam de fazer, "entrar dentro do livro". Ajude-a desvendando os mistérios do mundo mágico. No site podemos encontrar também a continuidade da história " O Livro secreto 2". E os mistérios finais da missão em " O Livro secreto 3".

Mistérios em Série: Prove que é um bom detetive e descubra no castelo do mago Karajan pistas e segredos sobre as séries mais divertidas da literatura infanto-juvenil. Mas não demore, senão ele transforma você em sapo! (Fonte: Educar para crescer).



Librarian Grandma: Ajude a bibliotecária achar os livros solicitados.






Criador de livros da Cinderela: Crie seu próprio livrinho de conto de fadas. 










Ler é preciso: Entenda o significado das palavras nesse jogo feito especialmente para estimular a leitura de crianças e adolescentes. 










Os clássicos da Literatura infantil: Conheça, neste divertido jogo, os clássicos da literatura infantil brasileira. 





Kid Leitura: O site infantil Kid leitura é um contador interativo de histórias infantis online e funciona como um brinquedo educativo para as crianças em início de alfabetização. além de ter várias histórias para leitura o site oferece diversos jogos educativos. 


Os Sites,Contando históriahistorias infantis e Contos Ilustrados também apresentam várias historinhas infantis para leitura. 



Crie sua própria história em quadrinhos: Nada melhor do que deixar um espaço livre para a criação de histórias. Deixe-os utilizarem a imaginação para a criação de histórias em quadrinhos. 
No site da Tv Cultura temos o Gui e Estopa como personagens principais. No site do Senninha também tem o recurso de criar sua própria historinha, assim como o site da Uol.


Que tal deixar a vergonha de lado e começar a publicar seus textos na internet. Estimule os alunos para este ato tão importante. No Blog de Douglas Eralldo, ele traz uma lista dos sete melhores sites para novos escritores publicarem seus textos, . Aproveite as dicas e descubra novos talentos dentro da sala de aula.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

História do computador para crianças -

http://www.canalkids.com.br/tecnologia/info/computador.htm





Outros assuntos sobre informática:
http://www.canalkids.com.br/portal/barra/clubv.php?u=../tecnologia/index.htm

HISTÓRIA DO COMPUTADOR

O início de tudo
Como em qualquer invenção, o primeiro computador teve sua origem em algo preexistente e que já trazia consigo alguns conceitos trabalhados por especialistas anos antes. Enquanto Alan Turing é conhecido por seu pioneirismo na ciência da computação, ou da programação em si, foi o engenheiro mecânico Charles Babbage que inventou o primeiro equipamento considerado um computador mecânico, ainda no século XIX, segundo pesquisadores.

Anos 1940 – Primeira geração
ENIAC (1946) - Primeiro computador


A chamada "Primeira Geração" é marcada por computadores a válvula, tendo o Eniac (Electronic Numerical Integrator and Computer). Ele foi criado em 1946, durante a Segunda Guerra Mundial, nos Estados Unidos, por John Eckert e John Mauchley. Trata-se do primeiro computador digital eletrônico programável de uso geral.
Essa primeira geração de computadores passa ainda por invenções como o Harvard Mark I, em 1944, usado pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial. Além do SSEC, lançado em 1948 pela IBM, capaz de calcular a posição da Lua utilizando sequência seletiva eletrônica – a máquina ficou famosa por ter sido usada para traçar a rota da missão Apollo 11, em 1969.

Anos 1950 – Transistores
Univac 1101, modelo de sucesso com transistores, ocupava sala (Foto: Reprodução/Creative Commons)

A "Segunda Geração" dos computadores surgiu na década de 1950 e teve como marca a chegada dos transistores. Com a nova tecnologia, finalmente o computador idealizado por Alan Turing poderia ser construído e comercializado – o destaque foi o Univac 1101, um equipamento de 12 metros de comprimento e 6,1 metros de largura que usava 2.700 tubos a vácuo para seus circuitos lógicos.
A máquina, considerada avançada na época, apresentava 38 instruções e uma espécie de memória equivalente a 48 bits. Mais tarde, depois do lançamento de uma série de computadores eletrônicos nos Estados Unidos, Inglaterra e Japão, a IBM lança a primeira série de mainframes transistorizados da companhia: IBM Strech.


Anos 1960 – Microprocessadores
Do tamanho de frigobar, DEC PDP-8 fez sucesso nos anos 1960 (Foto: Reprodução/Creative Commons)

Algo como a “Era de Ouro” dos computadores, a década de 1960 trouxe para o mercado os primeiros microprocessadores. A lista começa com o DEC PDP-1, precursor da "Terceira Geração", e passa pelo CDC 6600, o mais rápido da época e três vezes mais veloz do que o Strech, da IBM – ele conseguia realizar mais de 3 milhões de instruções por segundo.
Foi em 1965 que o computador finalmente saiu das grandes salas e se tornou portátil. O primeiro microcomputador vendido com sucesso no mercado foi o DEC PDP-8, um computador de 12 bits cujas dimensões se assemelhavam ao de um frigobar de hoje. A fabricante Digital Equipment Corporation – daí a sigla DEC – vendeu mais de 50 mil unidades naquele ano.

Anos 1970 – Microcomputadores

Grande precursor de PCs, Apple I foi construído em 1976 (Foto: Reprodução/Creative Commons)

Graças ao pioneirismo do DEC PDP-8, a "Quarta Geração" de computadores, nos anos 1970, é conhecida pela avalanche de microcomputadores pessoais, começando pelo Kenback 1, anunciado na revista Sicentific American em 1971 e que custava US$ 7 mil. Três anos depois, Xerox lançou a primeira estação de trabalho pessoal baseada em microprocessador e que já tinha entrada para mouse, o Scelbi SH.
Foi nessa década, em 1976, que surgiu o primeiro computador com processamento vetorial de sucesso comercial, construído por Steve Wozniak. Chamado de Cray I inicialmente, foi renomeado para Apple I com a fundação da empresa após a entrada de Steve Jobs. No ano seguinte, o Apple II foi sucesso instantâneo.


Anos 1980 – Quinta geração
Primeiro Macintosh foi também pioneiro na interface gráfica de PCs (Foto: Reprodução/Creative Commons)

Com a popularização dos microprocessadores, a década de 1980 foi marcada pelos computadores pessoais, com IBM, Commodore e Compaq se juntando à Apple nesse mercado, o que levou a uma série de inovações. Foi em 1984, por exemplo, que a empresa de Jobs laçou o Macintosh, primeiro computador com interface gráfica vendido comercialmente.
A década também teve o primeiro computador pessoal a incorporar uma unidade de disco rígido com armazenamento óptico e linguagem orientada a objetos para simplificar a programação. Curiosamente, o “pai” do projeto também foi Steve Jobs, mas na NeXT, empresa que fundou após sua saída temporária da Apple em 1985.

Anos 1990 – Computadores pessoais
iMac inovou não só na tecnologia, mas também no design (Foto: Reprodução/Creative Commons)

Foi na década de 1990 que os computadores pessoais se tornaram produto de massa. A Intel entrava no mercado com seu processador Pentium, em 1993, seguido pelo Pentium II, em 1997. A AMD também lançou seu primeiro Athlon no mercado em 1998, que rodava a incríveis 750 MHz.
A década também é conhecida pelos consoles de games com microprocessadores, como o Playstation, lançado pela Sony em 1995. No fim da década, a Apple apresentou seu primeiro iMac, computador que unia todos os componentes ao monitor, resultando em um produto extremamente compacto para a época – foi o primeiro All-in-One.

Anos 2000 – Computação móvel
iPhone foi grande marco da indústria de computação móvel (Foto: Reprodução/Creative Commons)

Pode parecer recente para muitos, mas os anos 2000 já são história. Há 12 anos, a canadense RIM lançava o primeiro smartphone do mundo, chamado de Blackberry. O aparelho oferecia sistemas de e-mail e navegação na web, além de conexão móvel. Mas, apesar de todos os lançamentos importantes daquela década, ela será marcada pelo surgimento do iPhone.
Em 2007, Steve Jobs apresentou o aparelho em um keynote histórico durante a WWDC daquele ano. Era o primeiro smartphone com tela sensível ao toque e com sistema operacional avançado, capaz de rodar aplicações complexas, como player de música com animações. Entra também nessa década o lançamento do iPad, em 2010, responsável pela criação de uma indústria inteira de tablets, assim como o iPhone fez com os smartphones.

Fonte: http://www.techtudo.com.br/


terça-feira, 7 de outubro de 2014

Profissões



Esta semana estamos trabalhando aqui na escola sobre as profissões, buscando desenvolver conhecimentos sobre a vida social. Desenvolvendo conhecimento sobre profissões e suas características, curiosidades e importância na sociedade, para que as crianças desde cedo reflitam sobre o assunto "O que você vai ser quando crescer?"
Além de atividades para trabalho em sala de aula, também separei algumas sugestões que podem ser trabalhadas no laboratório de informática.

No site do smartkids tem alguns jogos com esse tema:



Quiz das profissões : Neste jogo aparecem diversas perguntas sobre profissões com três alternativas para cada pergunta e apenas uma correta. No fim do jogo é informado quantas questões acertou e se é necessário estudar mais sobre o tema.






Jogo da forca das profissões : Clássico jogo conhecido por todos, porém as palavras todas vão ser nomes de profissões.









Relacione objetos Profissões : Jogo para relacionar objetos sobre 5 profissões que aparece, pintor, médico, mecânico, fotógrafo e  cabeleireiro.






No smartkids tem também um vídeo para ilustrar o tema Profissões


Espero que gostem das dicas. Até a próxima.
Paula

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Alimentação Saudável





No dia 16 de Outubro comemoramos o dia mundial da alimentação. E nada melhor que trazer em pauta o tema "Alimentação Saudável". Comer bem e de forma equilibrada é ideal para que as crianças se desenvolvam bem fisicamente e intelectualmente. Assim melhorando seu desempenho dentro de sala de aula. Por isso é muito importante frisar este tema, juntamente com a prática de esportes e higiene. 

Segue abaixo algumas dicas:

Vídeo:

No vídeo abaixo Dr. Esportes e sua turma ensina as três regras de ouro para uma alimentação saudável. Confira.




Jogos:

 Nestlé Mais Divertido: Além de oferecer vários passatempos e atividades no site da nestlé encontramos a "Divertv" que são animações cheias de cores e um leque de informações para trabalharmos com o ensino fundamental.O "Jogo dos pontos" é um ótimo exercício para ser feito com os anos iniciais. Os "jogos" além de estimularem o raciocínio e habilidades é um incentivo para a prática de esportes.



Só Nutrição: A rede "Só" é sempre uma boa pedida se você quer trabalhar com conteúdos de qualidade. As atividades que encontramos no site indico para que se trabalhe com os quartos e quintos anos, pois tem um conteúdo mais determinado para estas séries. Um exemplo é o jogo da pirâmide alimentar ou as palavras cruzadas que exigem um pouco mais do aluno.



Dicovery: O site do canal Discovery traz o "jogo dos alimentos do Doki" pode ser utilizado desde o jardim até os quintos anos, pois tem uma linguagem bem simples. Você tem que selecionar que tipos de alimentos correspondem a cada nível da pirâmide alimentar. Não se preocupe com as séries em alfabetização, pois Doki ajuda-os com as sombras dos alimentos indicando o que se deve colocar em cada nível. 
Encontramos também no site o "Livro da boa saúde" onde devemos selecionar o alimento que está na geladeira de acordo com a sombra que tem no livro. Um ótimo complemento para a atividade acima. Uma atividade bem semelhante a esta encontramos n site da TV Cultura é o Jogo das comidas



Alimentação Legal: O jogo alimentação legal é uma atividade completa se quiser aprofundar-se no conteúdo. Cada fase temos que coordenar a personagem para uma alimentação saudável em todas as refeições. Ensina-os como é importante ter um horário para se alimentar e os alimentos que devem ingerir em cada refeição. (o jogo pode ser encontrado na pasta site) 



Smartkids: Divirta-se formando rostos na montagem de seu prato. O Jogo "monte seu cenário" é indicado para os alunos do jardim, primeiros e segundos anos. 







Pirâmide Alimentar: A pirâmide alimentar é uma divisão dos alimentos em seis grupos, e indica a forma correta de se alimentar de forma balanceada.
Abaixo alguns Jogos:


Fundação Universo Neo: Monte sua Pirâmide Alimentar.

Iguinho: Jogo da Pirâmide dos Alimentos. (pode ser encontrado na pasta site).

Amil: Modelo de alimentação infantil saudável.

Priscila Cavoto Nutrição: Várias atividades.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Musicalidade

As aulas do professor Samuca é diversão certa para as crianças, o Vlogueiro traz um conteúdo rico de músicas divertidas e aprendizado. Ensina-os a de uma forma diferente, cativando os pequenos e fazendo com que eles sigam tudo o que é proposto nos vídeos.

Com gritos e risos os alunos se divertem aprendendo e catando as cantigas do professor. Afinal como dizia Arthur Schopenhauer “A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende.”



Assista a primeira aula abaixo 


Projeto Participar



O software educacional Participar 2  é uma ferramenta pedagógica de apoio a professores atuantes no processo de alfabetização de jovens e adultos com deficiência intelectual. O objetivo é que o educando passe a ser capaz de comunicar-se por meio de computadores. Esta segunda versão do programa apresenta novos exercícios e lições, com expansão do conteúdo da primeira versão. Ressalte-se que a alfabetização é um passo importante para que esse público passe a ter maior autonomia e inserção social. (Fonte Projeto participar)

Você pode fazer o download do software educacional clicando aqui. Preencha o formulário que o site exige e aproveite.