sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

História da Informática!



A informática surge da necessidade cada vez mais urgente de realizar cálculos precisos e rápidos

Ábaco:

    A mais antiga ferramenta conhecida para fazer cálculos  foi o ábaco, e foi inventado na Babilônia por volta de 2400 a.C. 












Calculadora Analógica:

Mais de 30 séculos se passaram depois da construção do Ábaco, Blaise Pascal constrói a primeira calculadora analógica. 




Máquina Diferencial:


1834- Charles Babbage.










Hollerith:

1890- Hermam Hollerith.









A segunda guerra mundial foi um grande incentivo no desenvolvimento de computadores, visto que as máquinas cada vez mais estavam se tornando mais úteis em tarefas de desencriptação de mensagens inimigas e criação de novas armas mais inteligentes.  Entre os projetos desenvolvidos neste período, o que mais se destacou foi o Mark I, no ano de 1944, criado pela Universidade de Harvard (EUA), e o Colossus, em 1946, criado por Allan Turing.



Mark 1:


O primeiro computador eletro-mecânico -1944






Eniac- 1946:

Foi  primeiro computador Eletro-Digital. Pesava mais de 30 Toneladas.








As gigantes máquinas não estavam sendo rentáveis, pelos constantes gastos com manutenção. A principal necessidade era substituir as válvulas elétricas por uma nova tecnologia que permitisse um armazenamento mais discreto e não fosse tão responsável pela geração de calor excessivo, evitando superaquecimentos.
Foi então que os transistores (criados em 1947 pela empresa Bell Laboratories) passaram a integrar os painéis das máquinas de computar. Foi um grande passo.

   Em vez das 30 toneladas do ENIAC, o IBM 7094 (versão de maior sucesso dessa segunda geração de computadores) pesava apenas 890 Kg. E por mais que pareça pouco, essa mesma máquina ultrapassou a marca de 10 mil unidades vendidas.  


Com a terceira geração dos computadores, surgiram também os teclados para digitação de comandos. Monitores também permitiam a visualização de sistemas operacionais muito primitivos, ainda completamente distantes dos sistemas gráficos que conhecemos.

Enfim chegamos aos computadores que grande parte dos usuários utiliza até hoje. Os computadores da quarta geração.

Os computadores da quarta geração foram os primeiros a serem chamados de “microcomputadores” ou “micros”. Esse nome se deve ao fato de eles pesarem menos de 20 kg, o que torna o armazenamento deles muito facilitado.

Começou a ser investido em computadores pessoais. Em 1971 Steve Jobs se empenhava em construir máquinas para leigos. 


A tecnologia avança muito rapidamente, e novos dispositivos são criados diariamente.